Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

HCIAS Blogcast: Mala de memórias de Julia Mann

No podcast de hoje conhecemos mais sobre o projeto Mala de memórias de Julia Mann, idealizado e coordenado por Marília Pinheiro Pereira, leitora do Instituto Guimarães Rosa (IGR), no Heidelberg Center for Ibero-American Studies na Universidade de Heidelberg e está sendo financiado pela Embaixada do Brasil em Berlim. Marília compartilhou conosco o que a fez desenvolver este projeto, bem como os seus principais objetivos. O projeto intitulado Mala de Memórias de Julia Mann tem por objetivo fomentar e divulgar o uso do português como língua de herança (PLH) através da criação de uma mala de memória. O eixo narrativo para a criação da mala é a história de vida da brasileira Julia da Silva Bruhns ou Julia Mann (nome de casada), nascida em 1851 na cidade de Paraty no estado do Rio de Janeiro, filha de um alemão e uma brasileira. Julia deixou o Brasil aos 7 anos de idade, após a morte de sua mãe, e permaneceu na Alemanha até o fim da sua vida. Ao se mudar para Alemanha, Julia Mann morou em um internato onde aprendeu alemão e desde então perdeu o contato com o português, esquecendo asim a sua língua materna. Casou-se aos 17 anos e desse casamento teve cinco filhos, entre eles, Heinrich e Thomas Mann, dois dos mais importantes escritores alemães do século XX. Em uma carta para o seu filho Henrich Mann, Júlia se lamenta por não poder falar português com os seus filhos, e no seu livro “Aus Dodos Kinderheit: Erinnerung” relata a sua trajetória de Paraty a Lübeck e as suas lembranças do Brasil e da língua portuguesa. A partir dessa história, Marília menciona a importância de manter a língua de herança tanto para a preservação da língua e dos laços familiares, como também para a construção identitária. Assim, o projeto consistiu na realização de oficinas na Alemanha, para a criação simbólica de uma mala de memória de Julia Mann com o objetivo de evidenciar a vida e a importância dessa brasileira, ainda por muitos desconhecida, como também fomentar o sentido de preservação, manutenção e suporte em relação à língua portuguesa de herança, demonstrando a importância de manter a língua de herança na diáspora.

Para a criação da mala, cinco oficinas de atividades lúdico-didáticas, combinadas com mais cinco oficinas de ilustração, para crianças de 8 a 12 anos de idade foram realizadas, tencionando despertar o interesse pelo português como língua de herança (PLH), como também estimular a manutenção e uso dessa língua. As oficinas foram intituladas Mala de memória de Julia Mann: brincando e pintando uma história em português e foram realizadas por iniciativas não governamentais, sem fins lucrativos, que desenvolvem diversos projetos voltados para a comunidade brasileira na Alemanha. O trabalho feito em cooperação entre o leitorado brasileiro na universidade de Heidelberg, a rede Mala de Herança em Munique, Rhein-Neckar, Vale do Ruhr e Leipzig, como também da associação Elblíngua em Hamburgo, durante as oficinas as crianças desenvolveram cinco jogos de palavras que poderão ser utilizados em aulas de português mundo afora, como também cartões postais, passaporte literário, tudo que pode ser utilizado nas aulas de português. Este projeto tem uma perspectiva tanto pedagógica, uma vez que disponibilizará para download gratuito os roteiros da oficina e seus produtos para que elas possam ser replicadas em outros países que ofereçam aulas de português como língua de herança, como também uma perspectiva social, uma vez que incentiva o uso da língua portuguesa para crianças falantes de língua de herança. Dessa mala constarão os impressos, produtos resultados da participação das crianças nas oficinas (jogos de palavras, livro, passaporte e cartões-postais das atividades produzidas nas oficinas de português como língua de herança e de ilustração). Esses produtos serão depositados nessa pequena mala, como também ficarão disponíveis on-line para download na página do Leitorado Brasileiro no Homepage da Universidade de Heidelberg, para que assim outras instituições possam utilizar dessas atividades lúdicas para fomentar o interesse e o uso do português.

Marília menciona um fato curioso de como foi unânime o interesse e a identificação  das crianças por essa história, fato que chama atenção da importância do incentivo governamental em projetos como esse, bem como da importância de que políticas linguísticas para o ensino de português como língua de herança exista.

Marília Pinheiro Pereira

Leitorado Brasileiro na Universidade de Heidelberg

E-Mail: marilia.pinheiro_pereira@uni-heidelberg.de


OpenEdition suggests that you cite this post as follows:
HCIAS Blog (May 6, 2024). HCIAS Blogcast: Mala de memórias de Julia Mann. HCIAS Blog. Retrieved October 12, 2024 from https://doi.org/10.58079/11n60


You may also like...