O Brasil em Heidelberg: Leitorado Brasileiro no HCIAS

(An English translation “Brazil in Heidelberg: Leitorado Brasileiro at HCIAS” is available here)

O programa Leitorado Brasileiro, do Instituto Guimarães Rosa, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, tem o objetivo de difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira com diversas atividades científicas, educacionais e com eventos culturais. Desde novembro de 2022, Marília Pinheiro Pereira, mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, está a frente do leitorado brasileiro no HCIAS na Universidade de Heidelberg. Para os próximos quatro anos, promete atividades que englobem assuntos relacionados ao Brasil nas suas diferentes perspectivas.

Leitorado Brasileiro

O programa Leitorado Brasileiro, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e desde 2022 faz parte do Instituto Guimarães Rosa, tem o objetivo de difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira em diversas universidades do mundo, através da promoção de atividades culturais, científicas e educacionais. O primeiro leitorado brasileiro foi criado em 1953 na Universidade de Sorbonne na França. Atualmente, depois de 70 anos da sua criação, há 30 leitorados brasileiro espalhados por todos os continentes.

A língua portuguesa tem mais de 270 milhões de falantes e é língua oficial em nove países, a saber: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, correspondendo ao quinto idioma mais falado como língua nativa no mundo. Na sexta posição, o português encontra-se como a língua mais utilizada na internet e mais falada como língua estrangeira. Desse modo, o leitorado brasileiro pretende, através da atuação de professores brasileiros, dar visibilidade à língua portuguesa e as suas diversas culturas, com um foco maior para os assuntos que envolvem o Brasil.

O Brasil é o quinto maior país do mundo e o maior e mais populoso da América Latina, com mais de 213 milhões de habitantes. A mistura da população nativa local com povos que imigraram de todas as partes do mundo levou à extraordinária diversidade cultural e linguística do Brasil. O Leitorado Brasileiro, assim, busca o diálogo entre línguas e culturas e gostaria de sensibilizar sobre a diversidade do Brasil por meio de ensino e pesquisa.

Marília Pinheiro Pereira

Marília Pinheiro Pereira

Na universidade de Heidelberg, o leitorado brasileiro está afiliado ao Centro de Estudos Ibero-Americanos (HCIAS), promovendo diversos cursos, atividades culturais e pesquisas. Entre as atividades realizadas, estão cursos de língua portuguesa, competência intercultural, cultura e sociedade brasileira. Para saber sobre os cursos oferecidos e os eventos que serão realizados, acesse a página do leitorado brasileiro da Universidade de Heidelberg.

Marília Pinheiro Pereira, mestre em Letras (Língua estrangeira – alemão e Letras Vernáculas e Português como Língua Estrangeira), está a frente do Leitorado Brasileiro na Universidade de Heidelberg desde novembro de 2022. Nascida em Salvador da Bahia, está finalizando a sua dissertação de doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, sobre o tema de ensino de português como língua de herança na Alemanha.

Para os próximos 4 anos, Como leitora da Universidade de Heidelberg, Marília Pinheiro Pereira pretende promover diferentes atividades que englobem assuntos relacionados à sociedade brasileira, imigração brasileira na Alemanha, ao português como língua de herança, à produção de materiais didáticos, além da troca de informações e conhecimentos sobre a língua portuguesa, a literatura e a cultura brasileira. Caso tenha interesse, entre em contato.

Referências:

– LÍNGUA PORTUGUESA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=L%C3%ADngua_portuguesa&oldid=65236572>. Acesso em: 6. fev. 2023.

–  Revista Platô(2013). A língua portuguesa na internet e no mundo digital: Colóquio Internacional Guaramiringa. Acesso em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/62885044/plato-vol-2-n-3-2013-a-lingua-portuguesa-na-internet-e-no-mundo-digital>. 06 fev. 2023 

Marília Pinheiro Pereira

Leitorado Brasileiro na Universidade de Heidelberg

E-Mail: marilia.pinheiro_pereira@uni-heidelberg.de


OpenEdition suggests that you cite this post as follows:
HCIAS Blog (February 9, 2023). O Brasil em Heidelberg: Leitorado Brasileiro no HCIAS. HCIAS Blog. Retrieved July 25, 2024 from https://doi.org/10.58079/pgba


You may also like...

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search